USD | R$5,1716 |
|---|
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nesta sexta-feira (21) uma reunião estratégica com seu Grupo de Assessores (GA), em Brasília. O encontro abordou temas fundamentais para a atuação pastoral da Igreja no Brasil, com destaque para a integração entre Comissões, a valorização da Pastoral Familiar e o lançamento da Campanha para a Evangelização 2025.
A iniciativa reforça a missão evangelizadora da Igreja Católica e promove a sinodalidade, princípio cada vez mais central nas ações da CNBB.
A reunião contou com apresentações de Comissões e Setores que atuam diretamente no fortalecimento da missão da CNBB. O objetivo foi promover maior integração pastoral, troca de experiências e compartilhamento de subsídios entre os diversos grupos que compõem a estrutura da Conferência.
Padre Jânison de Sá, subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, destacou a importância da ação conjunta entre as comissões, o que garante maior eficácia no cumprimento da missão evangelizadora da Igreja no Brasil.




Durante o encontro, Caroline Lustosa, coordenadora do Centro de Documentação e Informação (CDI) da CNBB, apresentou o papel do setor na preservação da memória institucional da Igreja. O padre Jânison reforçou a importância de enviar todos os documentos e materiais das Comissões ao CDI, garantindo a conservação do legado da CNBB para pesquisas e estudos futuros.
Outro momento marcante foi a apresentação da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, feita pelo assessor padre Rodolfo Chaga Pinho. Ele destacou a missão da Pastoral Familiar no fortalecimento das famílias brasileiras, na formação de agentes pastorais e no acolhimento das mais diversas realidades familiares.
“A família é o santuário da vida. Nossa missão é apoiar, formar e acolher”, afirmou padre Rodolfo.
A Comissão também é responsável pela Comissão Especial de Bioética, que trata de temas sensíveis relacionados à defesa da vida.
O Setor de Campanhas da CNBB apresentou o tema da Campanha para a Evangelização 2025: “Hoje devo ficar na tua casa” (Lc 19,5). A proposta, segundo o coordenador padre Jean Poul Hansen, é levar Cristo às casas, destacando a importância da presença de Jesus no cotidiano das famílias.
A campanha busca ser acessível, direta e profundamente pastoral, com foco na evangelização nas comunidades e nos lares brasileiros.
A reunião foi encerrada com reflexões sobre a importância da sinodalidade na Igreja — ou seja, o caminhar juntos — e a continuidade do trabalho missionário em todas as frentes pastorais da CNBB.
“É com unidade e colaboração que conseguimos cumprir a missão de evangelizar o Brasil”, concluiu padre Rodolfo.