Todos os anos a Igreja Católica passa por diversos tempos litúrgicos, dentre eles está a Quaresma, considerada o mais importante. Seu surgimento tem a ver com as tradições da Santa Igreja e com o principal marco da fé e, por isso, vai muito além de “não comer carne” e de ser usado o roxo nos paramentos litúrgicos.